domingo, junho 30, 2013

À descoberta da IRLANDA - Dias 26 a 28 - de Glasgow a BELFAST ( Nós... suspeitos em Belfast!!!)

Dia 26 - 26.jun.13 – 4ª. feira
ALEXANDRIA – GLASGOW – TROON – AYR – CAINRYAN (Escócia) – BELFAST (IRL) - CARRICKFERGUS
Amanhecer repleto de sol. Um pouco de vento fresco.
Decidido rumar finalmente à Irlanda.
Passado o emaranhado de Auto-Estradas e Vias rápidas de Glasgow, seguimos em direcção ao Ferry, com uma paragem como que despedida da Escócia na pequena mas agradável cidade costeira de AYR.

radares em todas as estradas... (no poste à direita)...

O estacionamento no _P_ gracioso da ‘Ayr College’’, para visita ao centro histórico a uns 800 mts dali. O agradável passeio junto ao rio até ao centro.
AYR

Umas comprinhas e o regresso à AC onde confecionamos o almoço. Local agradável para se pernoitar ( N 55º 27’ 36.5´´ - W 004º 37´16.1´´).
Como já vem sendo habitual, depressa localizei o fornecedor de internet e aproveitei para simular passagem de Cairnryan para Larne, mas descobri que a passagem mais em conta seria para Belfast pela Stena Line.
Avançamos no que nos resta na Escócia numa agradável estrada costeira.
Ainda bem que fiz essa busca na net  pois a 2,5 Km do Porto vi um dos Ferrys da Stena Line a sair dum novo porto servido apenas por esta Companhia.
Apontamos para lá e questionamos preços e horários. Constatei que se houvera efectuado a ‘reserva’ na net, pagaria menos uns € 30,00!...
Já não voltamos atrás… paguei pela travessia £ 104,00 (uns € 123,25), contra £ 135,00 dos meus parceiros – AC +  2 passageiros.
Claro que este preço é apenas válido para as 23,30h. e a viagem dura 2 horas e 15 min..
A entrada no porto foi um tanto ou quanto bizarra. Uma zelosa funcionária de Securitas inspecionou o interior da AC e andou com um carrinho/espelho a ver debaixo da AC...
O meu parceiro de viagem ainda foi submetido a uma 'busca de raquete'... nem em Marrocos!...
o meu 'vizinho'...

Porto de Ferry CARNRYAN : Gps N 54º 58´57.4’’  -  W 005º 01’ 58.3’’
Percorridos: 3.759 Km ( dia       )
Pouco passava da hora de partida e já ‘’o monstro’’ levava consigo uma boa centena de camiões TIR e outros tantos automóveis.
Um dos barcos em que viajei, mais bem equipados, em termos de conforto. Estendi-me ao comprido numa poltrona e ainda dormi uma horita.
A saída a ¼ para as duas da manhã foi célere.
Apontamos de imediato o Gps para o local de pernoita referido no Gps na cidade Carrickfergus, a 16 km de Belfast, onde pensávamos existir uma AS para AC.
À chegada já lá estava uma companhia. Junto a uma marina tem 2 espaços reservados para ‘’motorhome’’ com electricidade e água pagas.
Optamos por estacionar do lado oposto onde estava a outra AC e aí retemperamos forças. Um óptimo local para se poder fazer a visita a Belfast pois existe combóio e autocarro próximos.
Percorridos :  3.776 Km  ( dia     )
_P_ marina/castelo – N 54º 42’ 45.9’’   -   W  005º 48’ 31.0’’
Dia 27 - 27.jun.13 – 5ª. feira
CARRICKFERGUS – BELFAST - CARRICKFERGUS
O amanhecer surgiu com chuva incessante.
Com um híper paredes meias  o reabastecimento necessário.
Entendemos o aglomerado de camiões de TV’s que à nossa chegada efectuavam filmagens. Estão ainda aqui a ‘rodar’ um filme num dos locais mais marcantes da história da Irlanda.
O Castelo de Carrickfergus é um dos primeiros fortes anglo-normandos, que inicialmente eram de madeira, mas rapidamente foram erigidos castelos em pedra. A construção deste castelo foi iniciada por volta de 1.180, e em 2.250 tin há já uma torre de menagem.
Aqui as gaivotas são diferentes das nossas...

os ''protestantes'' da Irlanda do Norte

os modernos combóios para Belfast (Larne / Belfast)

City Hall Belfast

Belfast

O nosso ''Pub'' preferido

‘’Crown Liquor Saloon’’

Não chegou a ser igreja - é um centro comercial...
Centro Comercial
Ópera

P&R na Central Station... uma AC...

uma plataforma petrolífera que vai pesquisando aqui e ali...
 CARRICKFERGUS

Uma ''Irlandesa'' para a minha neta...
CARRICKFERGUS - marina
A cidade de 40.000 habitantes cresceu em redor deste castelo que dizem ser hoje a mais bela e conservada fortificação normanda da Irlanda, mantendo a ponte levadiça original.
Após o almoço lá avançamos para a Estação onde de combóio nos dirigimos para Belfast. Uma boa opção esta de ficarmos nesta cidade limítrofe. O combóio vem de Larne ( o outro porto de ferrys ) o que me faz pensar que mesmo quem chegue por essa via poderá pernoitar lá ou numa outra AS no percurso da via férrea, para visitar Belfast.
Saímos na ‘’Central Station’’ ( o bilhete ida e volta custou € 4,98) e surgiu painel indicativo de ‘’Centro da Cidade by Bus’’ gratuito (com apresentação do bilhete de combóio).
Fomos sair muito próximo da estação Great Victória St. Daí deambulamos pelo centro, ao lado da City Hall que visitaremos amanhã, passamos na ligeiramente inclinada Clock Tower e voltamos pela Victoria Square onde subimos no elevador à enorme cúpula de vidro.
Haveríamos de procurar um dos ‘’Pub’’ mais interessantes da Irlanda, o ‘’Crown Liquor Saloon’’ cuja fachada nos fascinou, de azulejos policromados deste templo vitoriano à bebida merecesse sem dúvida uma visita. Bastou-me uma ‘’half pink’’ já que a prova das badaladas ostras de Strangford Lough seria coisa pesada para a minha carteira.
O Crown que remonta a cerca de 1880 é um dos dois únicos ‘pubs’ que pertencem ao National Trust, tem um soberbo interior interior restaurado, decorado com  estuques, vitrais, mármores e mosaicos.
Depois da manhã chuvosa, a tarde aguentou as águas das negras nuvens que pairavam no céu.
O primeiro dia na cidade deu para entender que se trata de uma cidade agradável, um misto de modernidade nos prédios mais recentes mas sem destoar dos mais antigos. Em suma, uma cidade nada cinzentona como algumas em que passamos no Reino Unido.
Dia 28 - 28.jun.13 – 6ª. feira
CARRICKFERGUS – BELFAST - CARRICKFERGUS
O amanhecer surgiu com neblina densa, mas as previsões da BBC dão bom tempo a partir da manhã e durante o fim de semana.
antes de abalarmos para Belfast, um singelo almoço ''a bordo''...
Após o almoço de novo no combóio para o centro de Belfast.
Chegados às 15h. ao City Hall (Câmara Municipal), ia iniciar-se uma visita guiada. Nem a propósito ainda porque seria a última do dia.
Ópera
caso me saia o 'euromilhões' garanto que compro já que está à venda...
 A monumentalidade das fachadas contrasta com a idêntica grandeza dos seus interiores.
Percorremos vários espaços sendo que o mais simbólico e não menos interessante seria a ‘sala do executivo’.
Sentamo-nos nas cadeiras dos deputados municipais e no final da descrição fomos autorizados a ‘posar’ no cadeirão do ‘Lord Mayor’… chegada a minha vez, decidi ‘quebrar os protocolos’ fazendo tudo diferente dos outros… não me sentei no cadeirão, optei por de pé ‘enfrentar a gentalha’ com ar de quem não entende a presença daquelas gentes… fui aplaudido pelos presentes!!!
City Hall

City Hall de Belfast

O Artur e a Emília... sentados como deputados... (ao fundo)
O ''Lord Mayor''... desafia as gentalhas... ahahah

Um casamento que chega...

fotografias para publicidade do Banco do Ulster
Ópera
os bairros da ''zona do conflito''

os que são assassinados...
Os murais - lembram-se de Bobby Sands?

os ''católicos''...

duas fiadas de gradeamentos... para separar bairros... - século XXI... ainda...

católica presa sem culpa formada... libertada recentemente... - É esta Europa que temos hoje!!!

Um blindado da polícia na zona muralhada entre católicos e protestantes... uma redução de velocidade... o blindado da polícia estava lá... atento...
A pé percorremos a distância considerável para um dos locais de Belfast que há bem poucos anos todos olhávamos incrédulos – a zona do conflito – onde mais grave, nos dias de hoje ainda funcionam os portões duplos, quais muros de Berlim, a separar os bairros católicos dos protestantes… impressionante… já não fazia ideia tal fosse possível.
Sabia que o meu Amigo (jovem) Tiago (Cônsul Honorário de Portugal), vinha ao meu encontro, já os meus parceiros de viagem haviam regressado (pelo cansaço)… as boas vindas de parte a parte e já dentro do automóvel do Tiago, ‘penetramos’ em zonas mais ‘agitadas’… numa das ‘’barreiras’’ de fortes portões forrados a arame farpado, avistamos um daqueles ‘’carros de polícia’’ blindados, estacionado entre barreiras… bastou a redução de velocidade para eu fazer uma foto, para o momento de adrenalina chegar…
A viatura blindada, avançou de repente para nós, barrando-nos o caminho mandando-nos encostar…
Identificado o condutor, ainda pensamos que alguma multa surgisse, quiçá por reduzirmos a velocidade em ponto nevrálgico de contenda… mostrei o meu passaporte à bonita mulher polícia que sorriu e me disse não precisar… enquanto pesquisavam algo no mini aparelho electrónico, fui-lhe pedindo para fazer uma foto com ela… sorriu de novo… o colega também… que não, apenas à viatura… o que estava dentro disse logo que não! Mas perante a minha ousadia sorridente, lá acederam e registei o momento…
Como diria um bolachudo comediante da RTP: ‘’Espectáculooooo!’’
Gostei desta visita embora, a exemplo de outros locais visitados de idêntico ‘’radicalismo e fanatismo’’, (Croácia, Bósnia, Sahara…) fico triste com tanta maldade humana.
Os locais onde os protestantes amontoam milhares de ''paletes'' e cadeiras etc... para as enormes fogueiras ...
a foto proibida, mas autorizada com a minha pedinchice...
O automóvel do meu Amigo Tiago (de Braga) a ser questionado da nossa passagem 'suspeita'...

O antigo Tribunal abandonado... com túnel para trazerem os presos políticos sob a rua vindos da prisão defronte...
a antiga prisãp política, hoje restaurada e local cultural

o castelo de Belfast

Universidade de Belfast
Outros locais visitados na companhia do meu Amigo e sua namorada, desde o ‘Castelo’ à Universidade, passando pela antiga e restaurada prisão política, defronte do antigo tribunal… o meu obrigado à Erika e Tiago.